AIDS
MEDIDAS DE CONTROLE
Prevenção da transmissão sexual - Baseia-se na informação e educação visando a prática do sexo seguro, pelo uso consistente de preservativos.
Prevenção da transmissão sangüínea
- Transfusão de sangue: todo o sangue, para ser transfundido, deve obrigatoriamente ser testado para detecção de anticorpos anti-HIV. Devido à janela imunológica, doadores em situação de risco acrescido devem ser excluídos, o que aumenta a segurança da transfusão.
Hemoderivados: os produtos derivados de sangue, que podem transmitir o HIV, devem passar por processo de inativação do vírus.
Injeções e instrumentos perfuro-cortantes: quando não descartáveis, devem ser, meticulosamente, limpos para, depois, serem desinfetados e esterilizados. Os materiais descartáveis, após sua utilização, devem ser acondicionados em caixas apropriadas, com paredes duras, para evitar acidentes. O HIV é muito sensível aos métodos padronizados de esterilização e desinfecção (de alta eficácia), sendo inativado por meio de produtos químicos específicos e do calor, mas não inativado por irradiação ou raios-gama.
Prevenção da transmissão vertical - Desde 1996, o Ministério da Saúde recomenda o uso de anti-retrovirais na gestante infectada pelo HIV e no seu concepto, para redução da transmissão vertical. Essa recomendação baseia-se nos resultados do ACTG-076, de 1994, que demonstraram que a transmissão do HIV de mãe para filho pode ser reduzida de 25%, quando não há nenhuma intervenção, para menos de 8%, quando utiliza-se pelo menos o AZT oral na gestação, AZT injetável no parto e AZT xarope nas 6 primeiras semanas de vida do recém-nascido. Atualmente, o esquema preferencial para gestante envolve o uso de, pelo menos, três anti-retrovirais. O conjunto das diversas práticas para redução da transmissão do HIV - uso de antiretrovirais para a gestante e concepto; substituição do aleitamento materno pela fórmula láctea, com inibição da lactação; cesárea eletiva e diagnóstico precoce (consultar “Recomendações para a Profilaxia da Transmissão Vertical do HIV e Terapia Anti-Retroviral em Gestantes – 2007”) - vem influindo na taxa de transmissão vertical, próxima a zero nos serviços onde são efetivamente incorporadas. Todos os insumos e medicamentos necessários para adoção dessas práticas encontram-se disponíveis pelo SUS.
Prevenção de outras formas de transmissão - A doação de sêmen e órgãos recebe uma rigorosa triagem sorológica dos doadores.







