TRACOMA
TRATAMENTO
O tratamento deve ser realizado nas formas inflamatórias do Tracoma - Tracoma Infamatório Folicular/ TF e Tracoma Inflamatório Intenso/ TI - e consiste na administração de antibióticos de uso local/tópico ou uso sistêmico.
• Tratamento tópico - Pomadas de Tetraciclina a 1% , 2 vezes ao dia, durante seis semanas consecutivas. Na ausência ou hipersensibilidade à pomada de Tetraciclina, recomenda-se o uso de colírio de sulfa, 4 vezes ao dia, durante 6 semanas.
• Tratamento sistêmico - Antibióticos de uso oral.
- Azitromicina: dose única oral.
. Azitromicina suspensão: 20mg por kg de peso (pessoas com até 45Kg);
. Azitromicina comprimido de 500mg: administrar 1g (2 comprimidos) para pessoas com peso acima de 45kg.
• Tratamento em massa - A Organização Mundial de Saúde recomenda o tratamento em massa de toda a população com Azitromicina, durante 3 anos consecutivos, quando as taxas de prevalência do Tracoma Inflamatório (TF/TI) em crianças de 1 a 10 anos de idade for igual ou maior que 10%, em uma localidade/distrito/comunidade.
Controle do tratamento - Todos os casos que receberam tratamento com Azitromicina devem ser reavaliados 6 meses e 12 meses após o início do tratamento.
• Alta clínica - Deve ser dada 6 meses após o início do tratamento, quando, ao exame ocular externo, não mais persistem os sinais clínicos do tracoma inflamatório.
• Alta por cura - Deve ser dada 12 meses após o início do tratamento, quando, ao exame ocular externo, não mais persistem os sinais clínicos do Tracoma Inflamatório. Nesse caso, o paciente sai da lista de registro anual de casos. Em caso de persistência dos sinais clínicos aos 6 e/ou aos 12 meses, deve ser reiniciado o tratamento.
• Outros antibióticos - uso oral:
- Eritromicina: 250mg, 4 vezes ao dia, durante 3 semanas (50mg/kg/dia);
- Tetraciclina: 250mg, 4 vezes ao dia, durante 3 semanas, em maiores de 10 anos;
- Doxaciclina e Sulfa: podem ser utilizados no tratamento sistêmico do Tracoma.
Os casos de entrópio palpebral e triquíase tracomatosa devem ser encaminhados para avaliação e cirurgia corretiva das pálpebras. Todos os casos de opacidade corneana devem ser encaminhados a um serviço de referência oftalmológica, para medida de acuidade visual.
CARACTERÍSTICAS EPIDEMIOLÓGICAS
Apesar da acentuada diminuição da ocorrência do Tracoma nas últimas décadas, o agravo persiste acometendo especialmente populações carentes de todas as regiões do país, inclusive nas grandes metrópoles. O Tracoma é a principal causa infecciosa de cegueira evitável.







