HISTOPLASMOSE
ASPECTOS CLÍNICOS E EPIDEMIOLÓGICOS
Agente etiológico - Histoplasma capsulatum, fungo dimórfico que existe no solo, em fase micelial, mas se converte em fase leveduriforme na temperatura corpórea do homem (37ºC).

Reservatório e fonte de infecção - O H. capsulatum está presente nos solos ricos em substâncias orgânicas, com pH ácido e, especialmente, contaminados com dejeções de aves de criação, morcegos ou pássaros agregados. Pode causar infecções naturais em outras espécies animais, a exemplo de cães e morcegos, ocasionando a excreção de fungos por meio de lesões intestinais, e facilitando a dissemi-nação de novos focos da infecção, pelo seu deslocamento

Modo de transmissão - A proliferação dos microrganismos no solo gera microconídeos e macroconídeos tuberculados; a infecção é adquirida pela inalação do fungo, suspenso em aerossóis. A Histoplasmose não é transmitida de pessoa a pessoa, como também não existe contágio direto dos animais para o homem.

Período de incubação - É variável, geralmente de 1 a 3 semanas.

Diagnóstico - Clínico-epidemiológico e laboratorial, por meio de cultura de material obtido do aspirado de medula óssea, sangue, escarro e material de lesões. O exame histopatológico detecta o H. capsulatum, principalmente nas colorações com PAS e Grocott. As reações sorológicas empregadas para a determina-ção de anticorpos específicos são a imunodifusão em gel, a contra-imunoeletroforese e a fixação de comple-mento. A detecção do antígeno polissacarídeo do agente na urina ou no soro por radioimunoensaio é um método rápido e sensível para o diagnóstico da Histoplasmose disseminada, em pacientes imunocomprome-tidos, incluindo aqueles com HIV. As provas sorológicas são as mais comumente utilizadas para o diagnós-tico rápido.

Diagnóstico diferencial - As primo-infecções sintomáticas devemser diferenciadas de outras pneumopatias agudas; as formas pulmonares crônicas, da tuberculose e da aspergilose; as formas dissemina-das agudas, da tuberculose miliar, leucoses e linfomas; as manifestações cutâneo-mucosas das formas disse-minadas crônicas simulam os epiteliomas, a leishmaniose tegumentar, a sífilis terciária, as leucoplasias e o líquen plano.